Resenha "Cidade dos Ossos" (FILME)

6 de novembro de 2013

São raras as adaptações cinematográficas que podem ser vistas como melhores que suas obras originais. E ‘Cidades dos Ossos’ o filme, não conseguiu romper este "ditado".

Sim, o livro é mil vezes melhor que o filme, e o fato é que muitas pessoas sempre leem as obras originais antes que se tornem filme e vão para as telonas para que possam ver como será a adaptação, se ela estará seguindo o livro, ou se os personagens estarão de acordo, etc. Como todos já devem ter visto, a história se baseia no épico amor proibido entre Clary Fray e Jace Wayland, que se conhecem por acaso em uma boate. O livro não chama muito a atenção somente por trazer criaturas mágicas (que de fato, é uma coisa que muitos amam), mas também por ser uma leitura que te prende, te fazendo querer continuar a ler e descobrir cada segredo, cada passo, cada momento que acontece na vida dos Caçadores de Sombras. Clary, no acaso de conhecer Jace, também descobre que faz parte de seu mundo, trazendo consigo uma vida que sua mãe Jocelyn escondeu dela durante toda a sua vida.

Em comparação ao filme, logo quando foi liberada a lista dos autores oficiais que interpretariam os personagens, muitos dos fãs e admiradores da saga não ficaram muito contentes com as escolhas. Lily Collins foi à primeira má impressão, onde muitos não conseguiam vela como Clary, ruiva e ingênua ao mesmo tempo. Lily Collins ficou conhecida depois de protagonizar no filme 'Sem Saída', com o também ator Taylor Lautner. Jamie Campbell foi um dos atores que menos se colocaria como Jace, porém no filme, conseguiu-se enxergar o Jace sexy e duro que é mostrado no livro. Um dos atores que mais se destacou, não só para os fãs, mas também para muitos outros simpatizantes com a saga e que assistiram ao filme, foi o interprete do magnífico Magnus Bane, o ator Godfray Gao, que fez uma belíssima atuação como o feiticeiro que ajuda a Clary e se relaciona com o também Caçador de Sombras, Alec Lightwood (interpretado por Kevin Zegers).

Outro ponto importante para todo filme é a sua trilha sonora. Demi Lovato, Jessie J, Ariana Grande e Nathan Sykes, foram alguns dos queridinhos do público teen que entraram para a soundtrack do primeiro filme da série, onde deram ao mesmo, músicas perfeitas que se encaixaram mais perfeitamente ainda a cada cena. Mas a ex-princesinha da Disney, Demi Lovato, foi quem roubou a cena, ou, aliás, a trilha, com a música ‘Heart by Heart’, que é tema do casal figurante Clary e Jace.

Mesmo com todos os fatores contribuindo para uma adaptação perfeita, o elenco deixou muito a desejar a primeira vista, mas melhorou depois que o filme foi lançado. A trilha sonora é excelente e algumas das músicas feitas especialmente para o filme, se encaixaram direitinho com cada cena e cada personagem. Porém, o roteiro desagradou e muito, principalmente aos fãs, onde muitos acharam que poderiam ter colocado cenas bem mais importantes e essenciais para a história, e algumas das falas postas, pensadas em agradar aos fãs, não combinaram muito com os atores que interpretavam. Mesmo assim, como é proclamado o “ditado”, é raro adaptações cinematográficas ficarem melhores que as obras originais.
FACEBOOK
BLOGGER
  1. Ainda não vi o filme e muito menos li o livro.
    Todo mundo fala super bem e parece realmente ser muito bom.
    Estou curiosa...já está na minha listinha.
    Muito lindo seu blog Parabéns!!!
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme, mas não li os livros ainda. Gostei da historia mas achei o filme muito pobre, esse ator que fez o Jace ficou muito sem graça, estranho. Me lembrou muito o Edward, com aquele jeito de morto-vivo dele. Eu gostei do feiticeiro, ele foi realmente legal. Quero ler os livros e ter certeza que a história é mesmo boa, não gostei do filme não ^^

    Ler, imaginar e criar

    ResponderExcluir
  3. Pretendo ler os livros antes do filme, a história me parece ser bem interessante.
    Ah, estou seguindo.
    Dá uma passadinha no meu blog?
    Clica e vá para o blog---> Meu blog: Guia da Escritora

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não vi o filme, e estou bem desanimada, porque o último que vi foi Percy Jacksone foi um desastre!
    http://pantera-selvagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha do filme!!
    Já assisti e sou fã dos livros!
    Seguindo e Curtindo! Lindo Blog! Amei!
    PS:Parceria Blog Overdose Literária com Autor Marcos DeBrito!! Passa lá e comenta/Segue/Curti se gostar! Retribuo visitas!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/parceria-blog-overdose-literaria-com.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, pretendo ler o livro em breve :)
    Seguindo o/

    http://aqueladosutopicos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro um pouco antes do filme estrear e estava com uma expectativa super alta em relação a historia, pois esse negocio de magia, caçador de demonios, seres fantatiscos, me atraem bastante em um livro. Porém, pra mim, o livro foi uma decepção total, a historia não conseguiu me prender de jeito nenhum e achei a protagonista meia tonta kkk, me arrastei muito pra lê-lo (acho que foram mais de 3 meses enrolando pra termina-lo) e o final dele nem me deixou muito curioso pra querer ler o proximo e muito menos assistir o filme, principalmente agora que vc disse que o livro é melhor, acho que vou passar longe dele. De qualquer forma adorei o post

    Abraços
    des-construindooverbo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir