ENTREVISTA: Bruna Camporezi

6 de abril de 2013

 
Olá pessoal! Quanto tempo ein! Bem, voltamos hoje com uma entrevista com nossa super parceira Bruninha, autora do livro Os Segredos de Landara. Esperamos que gostem, e que curtam as respostas super legais da Bruna ;')

1. Quando e como você teve a ideia de escrever o livro "Os Segredos de Landara"?

B.Camporezi - Tive um sonho esquisito uma vez, sobre uma garota que tinha poderes. Então comecei a pensar e imaginar uma história para ela. Quando sentei para escrever, as ideias começaram a surgir e tudo fazia muito sentido. Tenho costume de escrever à noite, e me lembro de que naquele dia quase não consegui dormir, porque era só eu deitar que vinha outra ideia, então eu levantava de novo e escrevia no meu caderno de ideias, e no dia seguinte passei tudo para o computador, já criando esse novo “mundo”. Foi incrível. Decidi que seria uma trilogia pela quantidade de eventos que iam surgindo, então logo separei na minha cabeça o que estaria em cada livro. Aposto que os leitores irão se impressionar com os três livros, em especial o último. Os personagens nasceram e se relacionaram facilmente. Amo cada um deles. Espero que os leitores também se apaixonem.

2. Os personagens são baseados em pessoas que você conhece?

B.Camporezi - Na verdade, não muito. É meio impossível isolar a criação dos personagens de minha vida pessoal, então, algumas conversas, algumas frases acabam sim se conectando com amigos mais próximos, mas meus personagens são muito únicos e muito reais, por isso não posso dizer que me baseei em alguém. Principalmente depois de tanto tempo que passei com eles. Confesso que no começo utilizei de minha própria personalidade para descrever a personagem principal, porém, depois de um tempo ela mesma ganhou vida e agora a considero alguém diferente, alguém único. Sou bem suspeita a falar, mas eles são incríveis e se relacionam muito bem. Sim, preciso repetir: amo-os de paixão.

3. De onde surgem suas ideias?

B.Camporezi - Surgem em diversos lugares, em variados momentos, alguns até inconvenientes. Outro dia estava no transito, dirigindo para a faculdade, e, de repente, várias ideias começaram a surgir! Aproveitei um farol e procurei uma caneta e assim que a achei comecei a escrever as ideias em meu braço, parando só para mudar de marcha (da primeira para a segunda, pois estava um transito infernal! hehe). Quando cheguei à faculdade consegui colocar tudo no papel. Também tive um momento parecido com esse na praia, porém é bem mais difícil encontrar uma caneta onde só tem areia e água! Foi bem cômico. Mas consegui achar um pedaço de papelão velho e uma caneta e escrevi praticamente um capitulo inteiro olhando para o mar. Quem leu o livro já pode imaginar qual capitulo foi esse. Ainda guardo o papelão com carinho. Pois é, as ideias sempre vem em momentos que você não as espera. Essa é a verdadeira graça.

4. Qual foi seu livro preferido, quando era pequena?

B.Camporezi - Gostava muito de Pedro Bandeira e Maurício de Sousa (ainda gosto!). Amava ler as aventuras dos Karas e os gibis da Mônica. Admiro muito o trabalho dos dois.

5. O que você planeja para a continuação da trilogia? 

B.Camporezi – Ah! Tem muita coisa para acontecer ainda! Espero surpreender os leitores. Principalmente com o terceiro livro! Esse é apenas o comecinho da história, é o momento em que tudo começa a desenrolar. O segundo livro é repleto de ação, descobertas e reviravoltas desde a primeira página. Uma guerra se aproxima e tudo pode acontecer. O terceiro livro guarda um final extraordinário, que aposto que roubará um suspiro de cada um dos leitores. Uma única história dividida em três livros. Há páginas o suficiente para o leitor se deliciar com cada personagem, com cada detalhe das civilizações que gradualmente se revelam. Já escrevi o segundo e agora as páginas do terceiro estão sendo criadas. Cada detalhe é importante e foi escrito com muito carinho. Agora é só esperar para segurar o resto do sonho na mão.

6. Qual a sensação a cada opinião que seus leitores dão ao seu livro?

B.Camporezi – Quando eu vejo “Resenha: Os Segredos de Landara” sinto até um friozinho na barriga! Mas todas estão sendo bem positivas, então só posso me sentir feliz e grata ao mesmo tempo. Mas é sempre uma surpresa. Você nunca sabe quais sentimentos suas palavras vão despertar. Isso varia muito de pessoa para pessoa. Mas confio no meu trabalho e até hoje não tive muitas decepções. Acho que consegui passar a mensagem que queria e pessoas de diversas idades estão sendo bem receptivas. E isso é de alegrar qualquer autor.

7. O que sua família achou quando você decidiu ser escritora?

B.Camporezi – Todos sabiam que seria um caminho bem difícil a trilhar, mas recebi muito apoio. Nem sei como agradecê-los, na verdade. Sinto-me muito feliz por ter a família que tenho. Sei que não estou nessa luta sozinha.

8. O que você mais gostou enquanto escrevia o Livro I?

B.Camporezi – Landara me fascina em todos os sentidos... Se eu pudesse, mudaria para lá. Gosto demais das criaturas e dos Mitceáras. Criá-los foi simplesmente encantador. A ideia de um lugar completamente diferente existir junto com o nosso é o que mais me atrai. Nos induz a pensar que tudo aquilo poderia realmente estar acontecendo, e que alguém simplesmente quis compartilhar a história com você. Acho que isso faz o leitor se sentir especial, privilegiado de certa forma. Também gosto de Landara pelo fato de ser bem original. Minha ideia era usar as lendas e transformá-las em algo completamente diferente. Não, não temos fadas, temos Nínfilas, e foram delas que os humanos criaram as fadas. Reverti a história e trouxe tudo para Landara. Lendas? Não, genética! Civilizações. Romance, aventura, comédia... Diverti-me muito escrevendo. Espero trazer muitos sorrisos aos leitores.

“- (...) A maioria dos mitos humanos vem de Landara. Sem que eles saibam.” – pág 141.

9. Como você tem divulgado o livro?

B.Camporezi – Os blogueiros têm me ajudado bastante. Tenho parceiros que são uns fofos e alguns deles inclusive arranjam eventos literários para eu participar. Então aos poucos estou conquistando meu público. Sei que já tenho leitores fiéis, que também me dão uma força, e eu só tenho a agradecer a eles. Além disso, divulgo pelas redes sociais e escolas. Todo passo é importante. Temos que ser criativos até na divulgação.

10. Qual é sua dica para quem quer escrever um livro?

B.Camporezi - Sentar na cadeira e começar. Parece engraçado falar isso, mas é a pura verdade. Muita gente fala “algum dia escreverei um livro”, mas por que não agora? Determinação. Esse é o ponto. Porém há uma grande diferença entre desejo e sonho. Você deseja escrever um livro, ou sonha com isso? Desejos passam e não conseguem atravessar barreiras. Os sonhos sim. A pessoa deve sonhar em ser escritora, deve correr atrás e ter determinação para àquilo. Todo escritor nasce escritor, porém os sonhos só se realizam para quem corre atrás deles. Sonhar é muito bom, mas realizar talsonho é muito melhor.
FACEBOOK
BLOGGER
  1. adorei a entrevista com a querida Bruna Camporezi autora do livro
    Os Segredos de Landara ela escreve muito com um texto fluente e coerente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela é ótima mesmo. Sua escrita é perfeita =D

      Gustavo
      http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Que legal sua entrevista Bruna! Adorei seu livro! Muito sucesso e aguardo ansiosamente seus próximos lançamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou =D Estamos todos esperando os próximos livros da Bruninha =D


      Gustavo
      http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Simplesmente adoro ler entrevista com Escritores, e principalmente a pergunta: De onde surgiu a ideia para sua história?
    Sempre paro nessa pergunta, como se fosse feita para mim, e me questiono de como EU comecei o meu livro (terminado, mas ainda não publicado) e depois volto a ler o resto.
    Conheci a história do livro aqui, e estarei procurando mais informações.
    Mas sempre me pego desejando ser um dos entrevistados. Talvez, um dia... Espero que logo.
    Adorando o blog, desde os últimos cinco minutos que o conheci.
    Sinto até uma pouco de inveja de vc Gustavo, por poder organizar algo tão bom. Porém, só presto para escrever meus livros e não para ser blogueiro, então essa concorrência você não terá. COntinue assim, que eu sempre estarei visitando, e comentado.

    ResponderExcluir