RESENHA: Zezinho, O Dono Da Porquinha Preta

27 de janeiro de 2013


Olá pessoal! Quem ainda lembra da Coleção Vaga-Lume? Trago pra vocês um dos livros que mais gostei, e foi uns dos vários livros que li, que me inseriram nessa aventura e paixão por livros, Zezinho, O Dono Da Porquinha Preta do autor Jair Vitória.

Livro: Zezinho, O Dono Da Porquinha Preta
Editora: Atica
Páginas: 128
Sinopse: O livro conta a história de um menino chamado Zezinho, que morava em uma fazenda com mais quatro irmãos, o pai Odilo e a mãe Leonor. Zezinho tinha cuidado de uma porquinha preta desde que nascera. Por isso, ele tinha um grande amor pelo animalzinho que estimara e dera o nome de Maninha. Mas surge um obstáculo nessa relação: o pai resolve vender o bichinho que já estava para dar cria. Zezinho acha que a vida de criança não presta, já que não podia mandar no que era "seu", no caso, Maninha. Começa assim um drama para Zezinho, que tentará de todas as maneiras descobrir um meio para que isso não aconteça.

Quem nunca se encantou com os livros da coleção Vaga-Lume? Por mais que sejam livros curtos, e às vezes com algumas histórias que pereçam chatas, algumas por si só encantam, alias, livro é livro, e cada um tem uma aventura a oferecer.

O amor que Zezinho tem por Maninha nos mostra o quanto devemos amar os animais, respeitá-los, e nos mostra também como devemos lutar por uma amizade verdadeira.

Dando uma resumida geral: Zezinho é daqueles garotos que queriam mandar em sua própria vida, mas não tinha jeito. Odilo seu pai, era rígido e vivia castigando os filhos. Maninha, a porquinha preta entrou na vida de Zezi, de uma forma que ele nunca a deixaria.

Mas seu pai deu a louca de querer vender Maninha. Zezinho, então procura de várias maneiras impedir a venda. Esconde Maninha, que estava grávida, bem longe de todos, tenta mudar a opinião do comprador de Maninha, pede ajuda à mãe Leonor, ou seja, ele quer ficar com Maninha de todas as formas.

O final seria meio óbvio: Zezinho foge com maninha, se escondendo do outro lado do rio. Seu pai Odilo vai a sua procura, e quando acha Zezinho e Maninha... Sei que passei um pouco dos limites, mas tenho esse problema em guardar segredos. Aconselho vocês a lerem, é muito legal, mas é uma leitura rápida, aconselho pro dia-a-dia.

FACEBOOK
BLOGGER